Este movimento surgiu oficialmente nos Estados Unidos em 1998 a partir da iniciativa do Psicólogo Martin Seligman, com pesquisas visando a promoção de mudança no foco atual da psicologia pois a psicologia clássica priorizou o patológico, esquecendo de aspectos emocionais construtivistas como o bem-estar psicológico, a satisfação com a vida, a paz ou prazer, ignorando os benefícios que eles proporcionam aos indivíduos.
A importância da psicologia positiva se dá principalmente pela busca de estratégias, conhecimentos e informações que possam ajudar as pessoas a viverem de uma maneira mais consistente, feliz e harmoniosa. Isso não significa uma vida isenta de tristezas, mas saber lidar melhor com as adversidades, superá-las e crescer com elas.
Então é o campo de estudo sobre o funcionamento positivo do cérebro que visa entender os pilares de uma vida mais saudável, feliz e realizada ao focar no florescimento individual ou da sociedade. Sua essência é dar ênfase no que funciona com as pessoas, suas qualidades e sobre como promover seu funcionamento positivo!
Estou aqui para te auxiliar!
Psicóloga Antonia Silva
CRP 14/00388-3